sábado, 21 de abril de 2012

SEMINÁRIOS 14.04.2012

"O ato de avaliar a aprendizagem na escola tem algumas características epistemológicas fundamentais para o seu entendimento e sua prática, já tratadas ao longo dos artigos deste blog, todavia ele se expressa de uma forma muito simples: “o educador pergunta ao seu educando se ele aprendeu o que foi ensinado; caso tenha aprendido, ótimo; caso não tenha aprendido ainda, vai receber um reforço de ensino para que aprenda, pois que os conteúdos ensinados necessitam de ser aprendidos”. Simples, muito simples! (lukesi, 2010)





SEMINÁRIOS
14.04.2012

TEMAS:
1.A formação matemática da professora polivalente: desafios de ensinar o que nem sempre aprendeu;
2.Sobre o Processo de Transformação da Prática Pedagógica;
3.Currículo, conhecimento e cultura;
4.Princípios para a construção de currículos multiculturalmente orientados;
5.Educandos e Educadores: seus direitos e o currículo;
6.Como superar as velhas crenças na desigualdade mental, intelectual dos educandos?
7.Ensinar matemática: desafios e possibilidades;




Aula -Dia 19 de Abril _ Turma da Professora -Vanderly






Acolhida:

Música da Xuxa
Vamos brincar de índio
Mas sem mocinho pra me pegar...
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par...
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele para a dança começar
Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito
Mas também sabe gritar
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz




Curtindo As Leituras .
Você vai continuar a história  
Imagine que Você vai passar um dia de índio.
Lá você tomava banho de ...........................................................................................................................................................................................................E comia ...................................  que ...................... de .......e seu ventilador era o ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Desenvolvimento da Aula 
Histórico do Dia do índio :

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Como vive hoje os Índios hoje .

Produção 



18 de abril - Dia do Livro - Na turma de Tia Vanderly



ACOLHIDA DO DIA 18/04/2012




Sítio do Pica-Pau Amarelo
Gilberto Gil

Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata, universo paralelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
No país da fantasia, num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Pica-Pau amarelo.
Curtindo as leituras 
Alunas Caracterizado de Emília     e fala sobre a personagem.
Alunas fala sobre as vestes de Emília e como foi feita a boneca de pano   do sítio  .

 Desenvolvimento da Aula : 
Exploração de Cartazes ;
Uso do dicionário .Procure o significado de polichinelo-sideral-euforia 
Visita a biblioteca para conhecer as obras de Monteiro Lobato : 






Saci

 Fábulas 
 Reinações de Narizinho 
 Caçadas de Pedrinho 
 Reinações de Narizinho 
 Caçadas de Pedrinho 
 Caçadas de Pedrinho  
Emília no país da gramática 
 Aritmética da Emília 
Geografia de Dona Benta 
Narizinho arrebitado 
Peter Pan 
Novas reinações de Narizinho 
 Memórias da Emília 
 O poço do Visconde 
 Histórias de Tia Nastácia 

O minotauro .
Ditado das obras de Monteiro Lobato .
1.....................................
2.......................................
3......................................
4.......................................
5........................................
6.....................................
7......................................
8...........................................
9...........................................
10........................................

Desenho e Pintura Dia do livro .
Para Casa 

1. Copie o nome dos personagens do Sítio do Pica -Pau- Amarelo.


Produção - Dia do Livro


Vamos  colorir o desenho  e produzir um texto .
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

sexta-feira, 20 de abril de 2012

musica coelhinho da páscoa que trazes pra mim


Acolhida:
Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim? [2x]
Coelhinho da Páscoa, que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também? [2x]








CURTINDO AS LEITURAS :
POEMAS 

VELA
Círio pascal o que é?
Vou dizer meus amiguinhos
É uma grande vela
Que ilumina nosso caminho

Esta vela meus amigos
É Cristo que está a brilhar
Com esta luz Ele nos mostra
Que caminho devemos tomar
.

A UVA
A uva é uma fruta gostosa
Que na Páscoa não deve faltar
Foi ela que Cristo escolheu
Para os amigos ofertar

Um vinho gostoso dá
Que no culto com o sangue está
No Sacramento do Altar
E nossa fé fortalecerá.

O TRIGO
Na Páscoa o trigo aparece
Com seus grãozinhos dourados
Fazendo todos lembrarem
Que alimento melhor não há.

Do trigo fazemos o pão
O pão que nos alimenta
Que Cristo abençoou
E com amor nos ofertou
.

SINOS
Aleluia! Aleluia!
Batem os sinos alegremente!
Alegria! Alegria!
Venham todos, minha gente!

Os sinos batem cantando
Que Cristo vive novamente.
Batem, batem meus sininhos
Pois estamos muito contentes
.

PEIXE
Eu sou um peixinho
E quero muito nadar
Na graça de Cristo
Eu quero sempre ficar.

Grande Peixe é o Cristo
Que vive a nos chamar
Pela água do Batismo
Para com Ele ficar.

CORDEIRINHO
O cordeirinho da Páscoa
Amigo de todos é
Nos lembra uma história,
História bonita, de fé.

Na Páscoa, o cordeirinho
Com sua bandeira na mão
Mostra que Cristo estende,
Para todos nós, sua mão.

GIRASSOL
Quero ser como o girassol
Amarelo e muito alegre
Do girassol que ainda
Anda sempre atrás do sol.

O meu sol será Cristo
E com Ele sempre andarei
Serei como o girassol
E com Cristo sempre estarei
.

OVO
O ovo da Páscoa nos ensina
E nos faz lembrar
Que o pintinho sai do ovo
Sozinho, sem ninguém ajudar.

Cristo ressuscitou sem ninguém ajudar.
E na Páscoa nós lembramos
Que sempre, sempre nós devemos
Graças a Deus, somente dar.

COELHO
O maroto coelhinho
A saltar e a pular
Com sua família tão grande
Um lembrete vem nos dar:

Cristo é amigo de todos
E com todos quer morar
Vamos ter cristo na família
Como chefe do nosso lar.

 Desenvolvimento da Aula .

Histórico da Páscoa 

 CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA