sábado, 2 de junho de 2012

Nossos Trabalhos





Remédio Nosso jeito de Ser Educacional


 Reunião com Pais Turma do Acelera  Brasil
Data 25/ 05/2012
Pauta do dia .
Apresentação dos participantes ;
Conversa informal ;
Filme Vida Maria ;
Leitura e entrega da dinâmica do  remédio Nosso jeito de ser Educacional :


 NOSSO JEITO DE SER EDUCADOR

Contém 11comprimidos
Uso oral : Crianças e adultos
Professora : Maria Vanderly Silvino
LEIA A BULA ANTES DE USAR
Venda sob
prescrição
educacional
Validade
Por toda vida

Composição
Afeto.......1,0 mg
Limites.....0,5mg
Respeito......0,5mg


LEIA COM ATENÇÂO ANTES DE USAR
APRESENTAÇÂO
Embalagem cheia de Criatividade e carinho.
Composição:
Os comprimidos contêm todas as virtudes que
 formam  O NOSSO JEITO DE SER
AMOR
HUMILDADE
SICERIDADE
ALEGRIA
CRIATIVIDADE
INSPIRAÇÂO
ENERGIA
VISÂO
GARRA
PERSISTENCIA
ESPIRITO DE EQUIPE
INFORMAÇÔES AO PACIENTE
Paciente desenvolve motivação a fé e
 a sua capacidade de realização, que causa uma
grande mudança em sua maneira de ser e de viver
, passando a estar Sempre sorrindo e bem disposto,
de peito aberto para a vida e pronto para vencer
os desafios.
INDICAÇÕES:
Nos estados de depressão, apatia
desinteresse, pessimismo, falta de motivação ou
 para pessoas que desistiram de sonhar. Ótimo para
 pessoas que irritam facilmente, que não
 conseguem compreender e amar o seu próximo,
tendo, portanto, dificuldade de conviver com
outras pessoas ou trabalhar  em equipe .

CONTA INDICAÇÔES:
Nem a mais avançada ciência é capaz de apontar
uma contra indicação para amor, positividade e
energia.
PRECAUÇÕES:
Manter este medicamento ao alcance de todas as
pessoas para que elas também possam ser
contagiadas pelo NOSSO JEITO DE SER.
 e assim também possa utilizar todo seu potencial na
realização de seus sonhos. Manter também ao
alcance de todas as crianças, quanto mais cedo se
iniciar esse tratamento melhor.
Não há prazo determinado de validade do NOSSO
JEITO DE SER.
Deve ser utilizado por toda vida! Pode ser
utilizado sem o conhecimento de seu médico.
POSOLOGIA E MODO DE USAR:
ADULTOS: um comprimido por dia ao acordar ou se
preferir, Tomar todos os comprimidos em dose única.
 O resultado será surpreendente.

CRIANÇAS:
Tratamento através dos pais que
deverão contagiá – las diariamente com esse jeito
 tão especial de ser através de muitos sorrisos,
carinho e estímulos aos seus sonhos e criatividade.
EDUCADOR RESPONSÀVEL:
MARIA VANDERLY SILVINO




Retirado do Curso de Psicopedagogia
professor Paulo de Tarso 

Entrega de lembrancinhas .


Abraços e despedidas.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Preparação para OBMEP

 Em preparação  a 8ª Olimpíada - Brasileira de Matemática os professores da Escola Genésio Pinto 
Ramalho de Nova Olinda Pb está trabalhando o Banco de Questões e questões das provas passadas com aulão em  através de vídeos e também com resolução de desafios com o desejo de ver seus alunos obter êxito na Olipíada que será realizada dia 5 de junho de 2012.









Plano de Curso


PLANO DE CURSO


DISCIPLINA: Matemática

PERÍDO /SÉRIE:       6º                                                  TURMA: A ,B e C

CH. TEORICA
C.H PRÁTICA:
C.H TOTAL:205
OBRIGATORIA(  )
OPTATIVA(  )
PROFESSORA:              Maria Vanderly Silvino
ANO:2012


EMENTA DA DISCIPLINA
       A disciplina tem como propósito desenvolver os modos de pensar, de agir e de captar a realidade e o mundo em que cercam. Neste contexto, propõe-se a programar atividades pedagógicas por meio de resolução de problemas que contemplem os conteúdos de matemática e textos de estatística e probabilidade e a interface com as demais áreas.


JUSTIFICATIVA

       A Matemática desempenha um papel importante na formação do cidadão possibilitando ao homem resolver situações de desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode aproximar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
        Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.



OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Geral
      Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpreta-las e avalia-las criticamente.


Específicos
Resolver problemas;
Compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
Desenvolver formas de raciocínio matemático;
 Desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 Estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;


PROGRAMA

1º Bimestre
             
Números;
Formas Geométricas espaciais ;
Vistas;
 Números naturais;
Operações com Números Naturais.

2º Bimestre
Medidas de Comprimento;
Múltiplos e Divisores;
Simetria ;
Medidas de Tempo;
Frações.
3º Bimestre
Números Decimais;
Operações com Números Decimais;
Retas e ângulos;
Polígonos;
Potências e Raízes.

4º Bimestre
Triângulo e quadrilátero
Medidas de Superfícies
Interpretando informações
Transformação de Figuras
Medidas de Massa.



METODOLOGIA


Solução de problemas e exercícios matemáticos      
Trabalho colaborativo
Desafios Matemáticos
Aulas expositiva e dialogada
Atendimentos e observações individuais e coletivas
Discussão de textos ,trabalho de grupo.
Utilização de material didático específico para determinadas aulas

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pelas atividades (lista de exercícios) desenvolvidas em sala e por avaliações do tipo prova (objetiva) distribuída da seguinte
  Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 01 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente ;
 • Nota de participação que contemplará frequência deveres, respeito e participação;


BIBLIOGRAFIA


A internet na educação <htt://www.eca.usp.br//prof/moranentrev.htm>

Projeto Radix: matemática 6º ano/Jackson da Silva Ribeiro – são Paulo: Scipione,2009

APROVAÇÃO




PLANO DE CURSO

DISCIPLINA: Matemática

PERÍDO /SÉRIE:       9º                                                  TURMA: A ,B e C

CH. TEORICA
C.H PRÁTICA:
C.H TOTAL:205
OBRIGATORIA(  )
OPTATIVA(  )
PROFESSORA: Maria Vanderly Silvino
ANO:2012
EMENTA DA DISCIPLINA
       A disciplina tem como propósito desenvolver os modos de pensar, de agir e de captar a realidade e o mundo em que cercam. Neste contexto, propõe-se a programar atividades pedagógicas por meio de resolução de problemas que contemplem os conteúdos de matemática e textos de estatística e probabilidade e a interface com as demais áreas.

JUSTIFICATIVA

       A Matemática desempenha um papel importante na formação do cidadão possibilitando ao homem resolver situações de desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode aproximar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
        Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.



OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Geral
      Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpreta-las e avalia-las criticamente.


Específicos
Resolver problemas;
Compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
Desenvolver formas de raciocínio matemático;
 Desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 Estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;



PROGRAMA


1º Bimestre - 1.1Potenciação e Radiciação 1.1.1. Calculando com potências reais 1.1.2. Calculando com raízes reais 1.1.3. Potência com expoente fracionário: relacionando a radiciação com a potenciação1. 1.4 .Propriedades dos radicais.1.1.5. Adição algébrica com radicais.1.1.6 .Multiplicação com radicais. 1.1.7. Divisão com radicais. 1.1.8 .Racionalização de denominador, 1.2 Estudo dos triângulos1. 2.1.Figuras semelhantes. 1.2.2.Semelhança de triângulos. 1.2.3.Teorema fundamental da semelhança. 1.2.4 Casos de semelhança de triângulos. 1.2.5 Projeções paralelas, perpendiculares e ortogonais.1.2.5 Elementos do triângulo retângulo 1.2.6.Teorema de Pitágoras. 1.2.7Aplicações do teorema de Pitágoras. 1.2.8. Relações métricas.
2º Bimestre – 2.1 .Equações do 2º grau 2.1.1. Equações fracionárias 2.1.2 .Equação biquadrada. 2.1.3Equação irracional, 2.1.4Sistema de equações do 2º grau. 2.1.5Estudo das funções, 2.1.6 O conceito de função. 2.1.7 Domínio e Imagem da função 2.1.8 Gráfico de uma função
 3.1Funções do 2º grau. 3.1.1Esboço do gráfico de uma função do 2º grau.
3.1.2Coordenadas do vértice da parábola. 3.1.3. Máximos e mínimos de uma função. 3.1.4 Gráfico. 3.1.4 Estudo do sinal da função do 2ºtriângulo retângulo,
3.1.5. Estudo dos triângulos, 3.1.6 Figuras semelhantes, 3.1.7 Semelhança de triângulos, 3.1.8Teorema fundamental da semelhança, 3.1.9 Casos de semelhança de triângulos, 3.1.10. Projeções paralelas, perpendiculares e ortogonais. 3.2 Elementos do triângulo retângulo, 3.2.1.Teorema de Pitágoras 3.2.2 Aplicações do teorema de Pitágoras. 3.2.3 Relações métricas, 3.2.4 Razões trigonométricas nos triângulos retângulos, 3.2.5. Introdução à Trigonometria, 3.2.6 As razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. 3.2.7. Resolução de problemas que envolvem triângulos retângulos, 3.2.8Razões trigonométricas dos ângulos de 30º, 45º e 60º.
4º Bimestre – 4.1. Polígonos regulares, 4.1.1. Áreas e relações métricas na circunferência, 4.1.2 Comprimento da circunferência, 4.1.3. Medidas de arco de circunferência. 4.1.4. Propriedades entre arcos e cordas de uma circunferência. 4.1.5 .Relações métricas em uma circunferência,. 4.1.6 Inscrição e Circunscrição. 4.1.7 Polígonos regulares, 4.1.8 Relações métricas nos polígonos regulares. 4.1.9 .Área de um polígono regular, Área de um círculo.



METODOLOGIA


Solução de problemas e exercícios matemáticos      
Trabalho colaborativo
Desafios Matemáticos
Aulas expositiva e dialogada
Atendimentos e observações individuais e coletivas
Discussão de textos/trabalho de grupo.
Utilização de material didático específico para determinadas aulas.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pelas atividades (lista de exercícios) desenvolvidas em sala e por avaliações do tipo prova (objetiva) distribuída da seguinte
  Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 01 prova devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente ;
 • Nota de participação que contemplará frequência deveres, respeito e participação;


BIBLIOGRAFIA


A internet na educação <htt://www.eca.usp.br//prof/moranentrev.htm>
Projeto Radix: matemática 9º ano/Jackson da Silva Ribeiro – são Paulo: Scipione,2009







Genesio Pinto Ramalho



No dia das mães do Genesio Pinto, foi comemorado com uma feijoada, que foi organizada pelos nossos professores e a direção, na oportunidade tivemos a ilustre presença da Secretária de Educação e representantes do poder executivo, e demais seguimentos da nossa sociedade, além do almoço tivemos também apresentação de brincadeiras, danças, peças teatrais e sorteios de brindes.