quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO 2011

CLLASSIFICADOS DA OLIPÌADAS BRASILEIRAS DE MATEMÀTICA

SEMANA DA PÀTRIA NA LAURA DE SOUSA

OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!





AQUI ESTÀ O FUTURO DO MEU PÀIS .




VAMOS BRASILEIRINHOS.


Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE





BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA

I


!



.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!



II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A MATEMÀTICA DO RELACIONAMENTO




A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DOS LIMITES PELA CRIANÇA
Paulo de Tarso de Araújo Leite
2011
A MATEMÁTICA DO RELACIONAMENTO

Quando 1 + 1 = 0


Quando um homem e uma mulher não se comunicam, cada um está em seu universo, tentando de alguma forma sobreviver ao mundo. Ex.: Se eu fosse você.... Isto é lá com a tua mãe... A culpa é tua... Eu não disse, eu não te falei... Quem mandou fazer assim...deixa comigo
Resultado = Zero Não educaram Não aprenderam Provocou inferno familiar Briga entre o casal Surras Filhos aprendem com atos...
Quando 1 + 1 = 3 Ex.: ...mãenheeee eu quero agora...haaa deixa paieee... para quieto guri...dá isto logo para ele parar de ...
Resultado = três Em uma parceria “pai e mãe” quem governa é o filho, através de chantagens emocionais, carinhas e choros Ex.: se eu passar de ano eu quero uma bicicleta Quem comanda esta família?


Quando 1+1= 2 Quando as combinações são quebradas, não há unicidade na comunicação Ex.: eu não gosto, mas se a tua mãe deixar... ...não conta pro teu pai... ...você sabe que teu pai não gosta, não deixa ele ver... ...na hora em que o teu pai chegar... ...só desta vez não faz mal...

Resultado = dois Filhos ficam sem limites com os pais... Um permite e o outro nega; Um quebra as combinações; O respeito é repassado para o outro; Um é o bonzinho e o outro é sempre o Juiz; A criança aprende a burlar a “lei do lar”; A criança aprende a ser chantagista; Geralmente os filhos aprendem a ver o pai através dos olhos da mãe.
Quando 1 + 1 = 1 Eis o resultado ideal, Como chegar lá?


Não há uma receita pronta, mas podemos construir juntos algumas alternativas possíveis: Quando 1+1=1 1 - a culpa não é sua, não há culpados, podemos trabalhar juntos...
2 - ouvir o outro e entender o que está sendo dito...
3 - troca de idéias e construção de regras, sem quebrá-las...somente com o consentimento do outro
Ex.: eu e seu pai vamos conversar e decidiremos depois.
4 - Eu e sua mãe queremos assim, achamos que é melhor por isto...isto...e isto.
COMO DAR LIMITES SEM BATER?

ENSINAMOS MAIS COM ATOS DO QUE COM PALAVRAS: Ex.: não quero que você fume...você é muito jovem para isto – mas a criança vê os pais fumarem constantemente. Fazer com que assuma as conseqüências de seus atos: Ex.: “meu filho, não é correto pegar o que não é seu, sem pedir antes para o dono” (não dizer) “você é desonesto, egoísta, e quer tudo para você”. Perguntar: O que você pode fazer para resolver esta situação?

COMO NÃO PERDER OS LIMITES
Cumpra o que disse:
ameaçou, execute; prometeu, faça;
Seja coerente: o que não pode, não pode nunca (salvo raras exceções)
Não mude de atitude como quem muda de roupa (ou de acordo com seu humor)
Faça com que seus filhos assumam gradualmente responsabilidades
CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ E COMO DIZ
Critique o ato e não a pessoa...

Trate do assunto no momento...não traga fantasmas do passado para a conversa

Não fique com pena...mesmo que doa mais em você, a criança sabe disto, mas é necessário para sua vida (coitadinho, ele só tem 10 anos, é - é a última vez que eu falo....)
As sanções devem estar associadas ao ato e não ao sentimento... Devemos recriminar o ato e não o sujeito...
Brincar durante a infância e através do ciclo de vida, ajuda a liberar as tensões, nos prepara para o que é sério e, as vezes, fatal. Nos ajuda a definir e redefinir os limites entre nós e os outros, nos auxilia na obtenção de um senso de nossa própria identidade pessoal”.

“A criança que não brinca, não se aventura em algo novo, desconhecido. Se ao contrário, é capaz de brincar, de fantasiar, de sonhar, está revelando ter aceito o desafio do crescimento, a possibilidade de errar, de tentar e arriscar para progredir e evoluir”.

D.W.Winnicott
A criança: aquela que é sempre vista de cima

O lugar do corpo e o lugar da emoção na escola
“O corpo também é importante quanto a construção da aprendizagem. Em geral, a escola apela somente ao cérebro, crianças com os braços cruzados, atados a si mesmos”

E o corpo do professor? Não será, também, um corpo-instruções-metodológicas?

Mas um dia... as classes florescerão
O MAIOR INVESTIMENTO DO PROFESSOR

Desde o princípio até o fim a aprendizagem passa pelo corpo. Uma aprendizagem nova vai integrar a anterior.
Ao educador não deveria bastar-lhe que seu aluno faça bem as multiplicações e divisões ou responda uma avaliação. Existe um sinal inconfundível para diferenciar a ortopedia da aprendizagem: o prazer do aluno quando consegue uma resposta.
A apropriação do conhecimento implica no domínio do objeto, sua corporização prática em ações ou imagens que necessariamente resultam em prazer corporal.
Somente ao integrar-se ao saber, o conhecimento é apreendido e pode ser utilizado
Prof. MsC. Paulo de Tarso de Araújo Leite
Ex.: não grite...você não consegue escutar...não diga palavrões, é feio – mas vários momentos a criança só escuta gritos (não diálogo) e palavrões o tempo todo.
Ex.: criança não bebe – mas nossa cultura faz-nos beber um aperitivo antes das refeições, um martelinho para aquecer no inverno e uma ceva gelada para refrescar no verão...nossas festas são regadas a muito álcool

CUIDADO: quando não há oferta de exemplos vivenciais as palavras não educam; CUIDADO: quando os jovens não conseguem estabelecer vínculos de confiança com os pais, este vínculo é estabelecido em outro ambiente; CUIDADO: quando não há oferta de lazer, o vício, o sexo, a agressividade são elementos próximos e de fácil acesso.

Premiando ou recompensando o bom comportamento – não com coisas – um elogio ou um comentário frente aos vizinhos ou alguma visita – valorização da auto-estima

Ex.: minha filha este bimestre está se esforçando muito, eu confio nela...