sábado, 24 de setembro de 2011

Apresentação do Seminário O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A AFETIVIDADE



APRESENTAMOS DE FORMA DINÂMICA O SEMINARIO:
4 O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A AFETIVIDADE
4.1 A AFETIVIDADE NA ESCOLA
4.2 A AFETIVIDADE NA FAMÍLIA
4.3 A SOCIEDADE EM COLABORAÇÃO COM A FAMILIA
5 GESTÃO ESCOLAR EM BUSCA DE SOLUÇÕES


Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsXtqbKd
Em forma de dramatização .

PRFOFESSORA VANDERLY
:Bom dia...
Afinal
Existe uma visão cultural dualista, onde separa as emoções da razão, tendo como base a separação do corpo de da mente?


Em nossas escolas ainda é comum à divisão de afeto e aprendizagem cognitiva?

Uma criança pode não aprender porque está com problemas cognitivos ou afetivos?

O pensamento emotivo torna a pessoa frágil, seguindo as próprias emoções?
Sobre tudo isso é a aula de hoje.
MANOEL : Professora Passamos em média 20 anos de nossas vidas sendo educados pela escola e saímos dela sem nos conhecermos.




PRFOFESSORA :A escola deveria ter como objetivo central, formar cidadãos mais felizes e mentalmente saudáveis. A educação deveria ser centrada no individuo e na sua formação, não nas informações repassadas a este.


TICIANA: E sou recebi preparação para vida pública.



PROFESSORA :A escola deve preparar o aluno emocionalmente.
ERIVALDO: Eu sou o aluno sem motivação.
PROFESSORA: A escola deve acolher e buscar motivação se preocupar com o sre humano.
VALDEREZ:Passo dia sem ver meus pais.
PROFESSORA:A Eu sou instituição escolar cuidar (creches, escolinhas, escola regular), pois não dispõe de tempo para ficar com a criança, sendo que necessita trabalhar.
g


A LOURDES: EU sou a aluna a ausênte da mãe e acarreto problemas diversos , como: trauma, choque, angustia, neuroses, obsessão, que reduzem a capacidade de adaptação ao meio social.
PROFESSORA: Eu sou a escola que suprirá As conseqüências das carências afetivas pela falta da figura materna, ´
GILVANETE: Eu sou a luna sem lazer , saúde alimentação .
PROFESSORA: Eu sou a escola que vou fazer valer o ECA É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (ECA, 1990, P. 12)

MÈDIA: Eu sou a aluna que a escola preocupam somente com a qualidade das informações que irão passar aos alunos. Não estão dando atenção aos interesses, sonhos, frustrações, desejos, anseios dos educandos. Isso transforma a instituição escolar em um espaço sem sentido, onde a aprendizagem dos conteúdos oferecidos se modifica em algo sem significado, sem proveito.

A PROFESSORA : A escola deve fazer o papel de mediadora entre o sujeito, a família e a sociedade, aproximando as realidades e quebrando paradigmas de uma educação conceitual e de informações, para transformar-se em uma educação integral, onde valoriza o ser humano como um todo: mente, corpo e alma.

VALCELANIA: EU sou aluna da escola que confundem a parceria com a família, em um relacionamento de cobranças, onde a escola transfere algumas responsabilidades para a família e com isso a família transfere outras responsabilidades para a escola. Esta relação transforma-se em um jogo de empurra-empurra, e ninguém assume suas reais funções.



A PROF. VANDERLY :A escola não deve ser só um local de aprendizagem, mas deve ser uma extensão da família, onde deve haver continuidade da vida afetiva e a busca pela formação de indivíduos sadios.Segundo Delors, a educação deve preparar os indivíduos para conhecerem-se a si e aos outros, através de uma noção de mundo.
ERIVALDO : NÂO ACREDITO NESTA ESCOLA COM TODAS ESSAS CONDIÇÔES.


TODOS : Acredito na educação, na escola, na família, na sociedade como fontes inspiradoras de mudanças. Mudanças nas concepções humanas, na estrutura do sujeito, na consciência dos indivíduos.
TODOS CANTAM :

Semente do Amanhã
Gonzaguinha
Ontem um menino que brincava me falou
que hoje é semente do amanhã...

Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere não, nem pare de sonhar

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!

nós podemos tudo,
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será


Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1Ysgok2na

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsgJLYHq

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1Ysg1FcFC


Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YseZHra6
Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YseADuNw
Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsdQLQOs
Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YscrXaM7

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YscSPbNU



Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1Ysa3zrLl

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsZcRula

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsZR1sYW

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsZKFQWi
Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/13509/1/A-Afetividade-e-o-Desenvolvimento-Cognitivo-na-Educacao-Pos-Moderna/pagina1.html#ixzz1YsZ8Sk9a

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudo com fração

PROJETO DE LEITURA
ESCOLA.............................................................................................................................. ................
Aluno(a)....................................................................................................................Nº..................................
Atividade: “Pirulito do pato" de Nilson José Machado
O pato Dino levou um pito .
Tudo por causa de um pirulito.Um pirulito e dois patinhos...A mamãe Pata disse, mansinho: " Lino e Dino, venham aqui!"O pato Dino o que fez, então?
Deu o palito pro seu irmão!Disse a mãe Pata:" Seu vivaldino! Não é assim! Pobre do Lino!
Divida ao meio sem truque algum.Uma metade pra cada um.Dino já até cortando, quando outra pata veio chegando .Era uma amigada mamãe pata, chamada Xoca, nada cordata...
E trouxe o filho, que bem chatinho falou: " Eu quero um pedacinho! "

A mamãe Pata disse a sorrir: “Pois em três
Partes vou repartir.Tudo igualzinho, sem truque algum.Peguem: um terço pra cada um! "
Já estava tudo acertadinho, quando chegou o pato Zinho.
O Pato Xato, filho da Xoca, disse: " Em meu terço ninguém mais toca! "O pato Lino, que é amigão do pato Zinho, falou
Então:" Não faz mal, não! Deixem comigo. Divido o meu com meu amigo"
Cortando ao meio o seu pedaço, deu logo ao Zinho, ganhando um abraço
1. RESPONDA:
a)Você costuma dividir o que é seu? Com quem?
b)O que a mamãe pata quis dizer com: divida ao meio sem truque algum?
c)Como a mamãe pata mandou que Dino dividisse o pirulito na primeira vez?
d)Escreva a fração que representa a parte do pirulito
que cada um receberia.
e)Desenhe e escreva como ficou a divisão do pirilito que Zinho recebeu.
A Matemática é de tal modo perfeita que viver sem ela pode ser imaginariamente possível, mas realmente impossível. (Carla Ferreira 11ºD)