sábado, 9 de abril de 2011

avaliações

Avaliação de Matemática
Escola: Municipal Genésio Pinto Ramalho
Professora: Maria Vanderly Silvino
 7º Ano
Aluno (a)----------------------------------------------------------------Nº------------
               1.Resolva as subtrações :
a.104 – 222 =
b.12 –66  =
c.22 – 100 =
d.52 – 12 0=
e.101 – 107 =
2.Eliminado os parênteses, passa a valer as regras operatórias:

a.(+10) – (–23) =

b.(+20) – (+12) =

c.(–32) + (–5) =

d.(–27) – (–30) =
3. 1. Quando subtrai um dos números que se seguem de1200, a resposta é maior do que -900. Qual é o número?
A. 823
B. 719
C. 300
D. 579
4. Subtraia: 6000 - 2369 =
A. 4369
B. 3742
C. 3631
D. 3531
5.Adicione:6971+5291 =
A.11162
B.12162
C.12262
D. 1211162

“(...)Se nós vivêssemos sem a Matemática, isso fazia com que fossemos regularmente enganados pelos outros(...)”
Nuno Miguel de Sousa Barreira               
11ºA  Escola Sec. Figueiró dos Vinhos 1997
Avaliação de Matemática
Escola: Municipal Genésio Pinto Ramalho
Professora: Maria Vanderly Silvino
8º Ano
Aluno (a)----------------------------------------------------------------Nº------------
1. Identifique cada conjunto
* (N),
  (Z),
 (Q),
  (I),
 (R).
2) Quais das proposições são verdadeiras?
a) 3 ÌR
b) N Ì R
c) Z Ì R
1 Î R
2
e)1 Î R
e) 4 Î R
3. Escreva elementos dos Seguintes conjuntos:
a) N
b) Z
c)Q
d)I
e)R
4.Diga a que conjunto cada numero pertencem .

a{0,1, 2, 3, 4, 5 ,-22,3/8, 0,540 ,-12 }.




“(...)Se nós vivêssemos sem a Matemática, isso fazia com que fossemos regularmente enganados pelos outros(...)”
Nuno Miguel de Sousa Barreira                11ºA  Escola Sec. Figueiró dos Vinhos 1997


Trabalho da Especialização

CURSO DE PÒS GRADUAÇÂO




FACULDADES INTEGRADA DE PATOS

Alunos :Gilvanete Alves Chagas
Josefa Valcelania de Caldas
Manoel Eufrazino
Maria Vanderly Silvino









A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO ÀS FAMÍLIAS
Lourdes Bernadette Milhomem Rocha *
             No estudo deste artigo destacaremos pontos que levou a entender melhor a intervenção psicopedagogica junto ás famílias e abordamos a realidade de nossa escola fazendo comparações frente a as dificuldades de aprendizagem.
               Análise feita no CAPSIJ – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz, mostra instrumentos utilizados para coleta de dados e levantamento de hipóteses,  que foram a observação, entrevistas e questionários aplicados às psicopedagogas e famílias. Levando também em consideração uma reflexão sobre a relevância do cuidado às famílias, com ênfase na cultura, seus valores, costumes, tradições, afetividade e cognição em seu contexto sócio familiar. A atuação psicopedagógica é concebida como uma área de conhecimento que proporciona uma melhor compreensão do significado do não aprender apresentando como objeto de estudo o processo de aprendizagem, suas interfaces.
           Implica compreender que a situação de aprendizagem, individual ou em grupo, requer uma modalidade particular de atuação.
           A intervenção psicopedagógica realizada no CAPSIJ - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz , procura ver a maneira
Na tentativa de buscar soluções, é comum as famílias apresentarem problemas comportamentais inadequados, pois a maioria das famílias não são alfabetizadas;
Os psicopedagogos assumem grandes desafios levando em consideração que junto ao funcionamento cognitivo de cada sujeito estão as suas emoções, com todos os seus significados e conteúdos.
 Como diz a teoria de Walloniana  e  ( Oliveira, 2008).   
                 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SEU DIAGNÓSTICO
                As dificuldades de aprendizagem, segundo Rogers (2000), podem significar uma alteração no aprendizado específico da leitura e escrita, ou alterações genéricas do processo de aprendizagem, onde outros aspectos, além da leitura e escrita, podem estar comprometidos (orgânico, motor, intelectual, social e emocional).
            As características da família, escola ou até mesmo do ensinante, podem ser a causa desencadeante dos problemas de aprendizagem frente ao cotidiano da atuação psicopedagógica. A partir daí, acredita-se que o ambiente familiar estável e afetivo contribui positivamente para o bom desempenho da criança no processo de aprendizagem, embora não garanta o seu sucesso, uma vez que este depende de outros fatores que não exclusivamente os familiares (Portela, 2006).
             O MÉTODO
 O método se deu através de observação, da coleta de dados realizada entrevista, estudo e avaliação .
              RESULTADOS

 Os resultados obtidos na presente pesquisa possibilitou confirmar que um trabalho especializado vendo que é necessário analisar e buscar caminhos que facilitem o desenvolvimento global da criança.
Detectou-se também a necessidade de uma maior conscientização junto aos pais, com relação ao processo de aprendizagem dos filhos, pois algumas famílias ainda demonstraram ansiedade para detalhar a problemática defrontada ao lidar no seu cotidiano com o comportamento de seus filhos, apresentando questões para que as respostas fossem dadas pelos profissionais especializados de imediato.
De acordo com o estudo relatamos sobre a dificuldades da aprendizagem e seu diagnóstico ,podendo perceber que a vários fatos em comum com a nossa realidade ,pois deparamos todos os dias com crianças que possuem uma enormes dificuldade de aprendizagem .
Assim como o artigo apresenta o papel da família como primeiro e principal educador é fundamental, uma vez que só irá contribuir para a tão importante parceria família escola que precisa acontecer,além de perceber que a situação sócia cultural influencia na aprendizagem escolar ,pois famílias com baixas alta estima tendo a dificultar a superação das dificuldades de aprendizagem.