terça-feira, 11 de outubro de 2011

Posted by Picasa
Posted by Picasa

DIA DA CRIANÇA

                 Leitura destinada  aos alunos do 4º ano da Escola Laura de Sousa oliveira na Semana da Criança
     
 Nicolau tinha um trenzinho muito bacana, que viajava durante toda a semana. Era cada paisagem bonita! E o trenzinho seguia de sol a sol até a lua aparecer. Passando nas estações e levando quem quer chegar. Subindo ladeira, fica para trás lavadeira, passa pelo gramado, fica para trás o gado. E Nicolau segue com o seu trenzinho até o dia da aposentadoria. Mas, sem o trenzinho Nicolau se sente sozinho. E o que será que ele vai fazer quando souber que o trenzinho está abandonado e para o ferro-velho deve ser mandado? Ouça a historinha e confira!
                                                       
 ATIVIDADES
1. Quais as virtudes de Nicolau?


2. Quando se aposentou o que fez Nicolau?

3. Copie  O final da história.

4. Nicolau era um velho chato?

5.Você gostaria de brincar no trenzinho de Nicolau ? Por que ?

 6 .  Como seria as crianças se todas as pessoas que se aposentasse fizesse como Nicolau ?
                           
 
                                                                 DIA DA CRIANÇA
               A origem do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola