PLANO DE CURSO
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DISCIPLINA: Matemática
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PERÍDO /SÉRIE: 6º
TURMA: A ,B e C
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CH. TEORICA
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C.H PRÁTICA:
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C.H TOTAL:205
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OBRIGATORIA( )
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OPTATIVA( )
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PROFESSORA: Maria
Vanderly Silvino
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ANO:2012
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A disciplina tem como propósito
desenvolver os modos de pensar, de agir e de captar a realidade e o mundo em
que cercam. Neste contexto, propõe-se a programar atividades pedagógicas por
meio de resolução de problemas que contemplem os conteúdos de matemática e textos
de estatística e probabilidade e a interface com as demais áreas.
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A
Matemática desempenha um papel importante na formação do cidadão
possibilitando ao homem resolver situações de desenvolvimento do raciocínio
lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa
disciplina pode aproximar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos
alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente. |
Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Selecionar, organizar e produzir informações
relevantes, para interpreta-las e avalia-las criticamente.
Específicos
Resolver problemas; Compreender conceitos e procedimentos matemáticos; Desenvolver formas de raciocínio matemático; Desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas; Estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento; |
1º Bimestre
Números;
Formas Geométricas
espaciais ;
Vistas;
Números naturais;
Operações com
Números Naturais.
2º
Bimestre
Medidas
de Comprimento;
Múltiplos
e Divisores;
Simetria
;
Medidas
de Tempo;
Frações.
3º
Bimestre
Números
Decimais;
Operações
com Números Decimais;
Retas
e ângulos;
Polígonos;
Potências
e Raízes.
4º
Bimestre
Triângulo
e quadrilátero
Medidas
de Superfícies
Interpretando
informações
Transformação
de Figuras
Medidas
de Massa.
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Solução de
problemas e exercícios matemáticos
Trabalho
colaborativo
Desafios
Matemáticos
Aulas
expositiva e dialogada
Atendimentos e observações individuais e coletivas Discussão de textos ,trabalho de grupo. Utilização de material didático específico para determinadas aulas |
Os alunos serão avaliados pelas atividades (lista de exercícios)
desenvolvidas em sala e por avaliações do tipo prova (objetiva) distribuída
da seguinte
Os instrumentos de avaliação serão
diversificados:
• 01 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre; • Trabalhos devidamente ;
• Nota de participação que contemplará
frequência deveres, respeito e participação;
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A internet na educação
<htt://www.eca.usp.br//prof/moranentrev.htm>
Projeto Radix: matemática 6º ano/Jackson da Silva Ribeiro – são
Paulo: Scipione,2009
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PLANO DE CURSO
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DISCIPLINA:
Matemática
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PERÍDO
/SÉRIE: 9º
TURMA: A ,B e C
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CH.
TEORICA
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C.H
PRÁTICA:
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C.H
TOTAL:205
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OBRIGATORIA( )
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OPTATIVA( )
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PROFESSORA: Maria Vanderly Silvino
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ANO:2012
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A disciplina tem como propósito
desenvolver os modos de pensar, de agir e de captar a realidade e o mundo em
que cercam. Neste contexto, propõe-se a programar atividades pedagógicas por
meio de resolução de problemas que contemplem os conteúdos de matemática e
textos de estatística e probabilidade e a interface com as demais áreas.
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A Matemática desempenha um papel
importante na formação do cidadão possibilitando ao homem resolver situações
de desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de
resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode aproximar essas
capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e
transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente. |
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Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para
interpreta-las e avalia-las criticamente.
Específicos
Resolver problemas; Compreender conceitos e procedimentos matemáticos; Desenvolver formas de raciocínio matemático; Desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas; Estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento; |
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1º
Bimestre - 1.1Potenciação e Radiciação 1.1.1. Calculando com potências reais
1.1.2. Calculando com raízes reais 1.1.3. Potência com expoente fracionário:
relacionando a radiciação com a potenciação1. 1.4 .Propriedades dos radicais.1.1.5.
Adição algébrica com radicais.1.1.6 .Multiplicação com radicais. 1.1.7. Divisão
com radicais. 1.1.8 .Racionalização de denominador, 1.2 Estudo dos triângulos1. 2.1.Figuras
semelhantes. 1.2.2.Semelhança de triângulos. 1.2.3.Teorema fundamental da
semelhança. 1.2.4 Casos de semelhança de triângulos. 1.2.5 Projeções
paralelas, perpendiculares e ortogonais.1.2.5 Elementos do triângulo
retângulo 1.2.6.Teorema de Pitágoras. 1.2.7Aplicações do teorema de
Pitágoras. 1.2.8. Relações métricas.
3.1.5. Estudo dos triângulos, 3.1.6 Figuras
semelhantes, 3.1.7 Semelhança de triângulos, 3.1.8Teorema fundamental da
semelhança, 3.1.9 Casos de semelhança de triângulos, 3.1.10. Projeções
paralelas, perpendiculares e ortogonais. 3.2 Elementos do triângulo retângulo,
3.2.1.Teorema de Pitágoras 3.2.2 Aplicações do teorema de Pitágoras. 3.2.3
Relações métricas, 3.2.4 Razões trigonométricas nos triângulos retângulos, 3.2.5.
Introdução à Trigonometria, 3.2.6 As razões trigonométricas: seno, cosseno e
tangente. 3.2.7. Resolução de problemas que envolvem triângulos retângulos,
3.2.8Razões trigonométricas dos ângulos de 30º, 45º e 60º.
4º Bimestre – 4.1. Polígonos regulares, 4.1.1. Áreas e
relações métricas na circunferência, 4.1.2 Comprimento da circunferência, 4.1.3.
Medidas de arco de circunferência. 4.1.4. Propriedades entre arcos e cordas
de uma circunferência. 4.1.5 .Relações métricas em uma circunferência,. 4.1.6
Inscrição e Circunscrição. 4.1.7 Polígonos regulares, 4.1.8 Relações métricas
nos polígonos regulares. 4.1.9 .Área de um polígono regular, Área de um
círculo.
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Solução
de problemas e exercícios matemáticos
Trabalho colaborativo
Desafios Matemáticos
Aulas expositiva e dialogada
Atendimentos e observações individuais e coletivas Discussão de textos/trabalho de grupo. Utilização de material didático específico para determinadas aulas. |
Os
alunos serão avaliados pelas atividades (lista de exercícios) desenvolvidas
em sala e por avaliações do tipo prova (objetiva) distribuída da seguinte
Os instrumentos de avaliação serão
diversificados:
• 01 prova devidamente agendadas ao longo do trimestre; • Trabalhos devidamente ;
• Nota de participação que contemplará
frequência deveres, respeito e participação;
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A
internet na educação <htt://www.eca.usp.br//prof/moranentrev.htm>
Projeto
Radix: matemática 9º ano/Jackson da Silva Ribeiro – são Paulo: Scipione,2009
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