sábado, 9 de abril de 2011

Trabalho da Especialização

CURSO DE PÒS GRADUAÇÂO




FACULDADES INTEGRADA DE PATOS

Alunos :Gilvanete Alves Chagas
Josefa Valcelania de Caldas
Manoel Eufrazino
Maria Vanderly Silvino









A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO ÀS FAMÍLIAS
Lourdes Bernadette Milhomem Rocha *
             No estudo deste artigo destacaremos pontos que levou a entender melhor a intervenção psicopedagogica junto ás famílias e abordamos a realidade de nossa escola fazendo comparações frente a as dificuldades de aprendizagem.
               Análise feita no CAPSIJ – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz, mostra instrumentos utilizados para coleta de dados e levantamento de hipóteses,  que foram a observação, entrevistas e questionários aplicados às psicopedagogas e famílias. Levando também em consideração uma reflexão sobre a relevância do cuidado às famílias, com ênfase na cultura, seus valores, costumes, tradições, afetividade e cognição em seu contexto sócio familiar. A atuação psicopedagógica é concebida como uma área de conhecimento que proporciona uma melhor compreensão do significado do não aprender apresentando como objeto de estudo o processo de aprendizagem, suas interfaces.
           Implica compreender que a situação de aprendizagem, individual ou em grupo, requer uma modalidade particular de atuação.
           A intervenção psicopedagógica realizada no CAPSIJ - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz , procura ver a maneira
Na tentativa de buscar soluções, é comum as famílias apresentarem problemas comportamentais inadequados, pois a maioria das famílias não são alfabetizadas;
Os psicopedagogos assumem grandes desafios levando em consideração que junto ao funcionamento cognitivo de cada sujeito estão as suas emoções, com todos os seus significados e conteúdos.
 Como diz a teoria de Walloniana  e  ( Oliveira, 2008).   
                 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SEU DIAGNÓSTICO
                As dificuldades de aprendizagem, segundo Rogers (2000), podem significar uma alteração no aprendizado específico da leitura e escrita, ou alterações genéricas do processo de aprendizagem, onde outros aspectos, além da leitura e escrita, podem estar comprometidos (orgânico, motor, intelectual, social e emocional).
            As características da família, escola ou até mesmo do ensinante, podem ser a causa desencadeante dos problemas de aprendizagem frente ao cotidiano da atuação psicopedagógica. A partir daí, acredita-se que o ambiente familiar estável e afetivo contribui positivamente para o bom desempenho da criança no processo de aprendizagem, embora não garanta o seu sucesso, uma vez que este depende de outros fatores que não exclusivamente os familiares (Portela, 2006).
             O MÉTODO
 O método se deu através de observação, da coleta de dados realizada entrevista, estudo e avaliação .
              RESULTADOS

 Os resultados obtidos na presente pesquisa possibilitou confirmar que um trabalho especializado vendo que é necessário analisar e buscar caminhos que facilitem o desenvolvimento global da criança.
Detectou-se também a necessidade de uma maior conscientização junto aos pais, com relação ao processo de aprendizagem dos filhos, pois algumas famílias ainda demonstraram ansiedade para detalhar a problemática defrontada ao lidar no seu cotidiano com o comportamento de seus filhos, apresentando questões para que as respostas fossem dadas pelos profissionais especializados de imediato.
De acordo com o estudo relatamos sobre a dificuldades da aprendizagem e seu diagnóstico ,podendo perceber que a vários fatos em comum com a nossa realidade ,pois deparamos todos os dias com crianças que possuem uma enormes dificuldade de aprendizagem .
Assim como o artigo apresenta o papel da família como primeiro e principal educador é fundamental, uma vez que só irá contribuir para a tão importante parceria família escola que precisa acontecer,além de perceber que a situação sócia cultural influencia na aprendizagem escolar ,pois famílias com baixas alta estima tendo a dificultar a superação das dificuldades de aprendizagem.