quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento do Pensamento da Linguagem

Faculdade Integrada de Patos










Especialização em psicopedagogia
Disciplina: Desenvolvimento do Pensamento da Linguagem
Professora: Raquel Calvacanti Lima
Aluna: Maria Vanderly Silvino









Santana dos Garrotes -2010





Neste trabalho serão mostradas as dificuldades de aprendizagem, seus problemas bem como os fatores do diagnostico como: orgânicos específicos emocionais e ambientais, e o papel da escola e dos pais frente aos desafios. Os problemas de aprendizagem são caracterizados pelo fracasso escolar, ou seja, uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola.

Dificuldade de aprendizagem é o rendimento escolar abaixo do esperado para a idade, Os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência.
Os problemas de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária. Variados enfoques estatísticos podem ser usados para estabelecer que uma discrepância seja significativa. Substancialmente abaixo da média em geral define uma discrepância, ocasionalmente é usada, especialmente em casos onde o desempenho de um indivíduo foi comprometido por um transtorno associado no processamento cognitivo, por um transtorno mental comórbido ou condição médica geral, ou pela bagagem étnica ou cultural do indivíduo. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades de aprendizagem podem exceder aquelas habitualmente associadas com o déficit.

Os Transtornos da Aprendizagem podem persistir até a idade adulta.
Interferindo na maneira de pensar ou recordar, podendo afetar a habilidade da pessoa ou até causar outras deficiências, embora as deficiências não poderá ser confundida com transtornos de aprendizagem .
Um transtorno de aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico paras a linguagem oral ou escrita ou para as condutas preconcetuais cognitivas ou motoras. O impedimento

Fatores fundamentais para o diagnóstico de um problema de aprendizagem

Para Paín devem-se considerar alguns fatores que em sua concepção tornam-se fundamentais para diagnóstico de um problema de aprendizagem, são estes:
1 – Fatores orgânicos: envolvem os problemas de hipoacúsia e de visão que passam, muitas vezes, despercebidos por pais e professores; podem também decorrer de desconforto orgânico devido a piolho, anemia alimentar, ou déficit alimentar (quantidade e/ou qualidade), patologia respiratória, otites de repetição, alteração de ciclo de sono, medicamentos etc., além de dificuldades de ritmo, comportamentos, equilíbrio e plasticidade que podem ocorrer quando há lesões ou desordens corticais, representados por condutas rígidas, estereotipada, dificuldades de percepção-motora ou de compreensão (perceptivo viso-motor).

2 – Fatores específicos: abrange dificuldade de ritmo, comportamentos, equilíbrio e plasticidade que podem ocorrer quando há lesões ou desordens corticais, representados por condutas rígidas, estereotipada, dificuldade de percepção motora ou de compreensão decorrente de certos tipos de transtornos na área de adequação perceptivo-motora (lateralidade), influenciando principalmente na aquisição da leitura, regras ortográficas e gramaticais além da leitura espelhada.

3- fatores psicógenos – referem-se a perturbações produzidas durante a aquisição da aprendizagem. Buscando melhor compreensão desse fator citamos Freud, para quem nesse sentido convém diferenciar duas possibilidades para o fato de não aprender:
“(...) na primeira este constitui um sintoma e, portanto, supõe a prévia repressão de um acontecimento que a operação de aprender de alguma maneira significa; na segunda, se trata de uma retração intelectual do ego (yo). (in Paín, 1992)


4 – Fatores ambientais – Referem-se ao meio ambiente material do sujeito; e às possibilidades reais que o meio lhe oferece (estímulos). Para Paín, “o fator ambiental é, especialmente determinante no diagnóstico do problema de aprendizagem, na medida em que nos permite compreender sua coincidência com a ideologia e os valores vigentes no grupo” e complementa: “O problema de aprendizagem que se apresenta em cada caso, terá um significado diferente porque é diferente a norma contra a qual atenta e a expectativa que desqualifica”. (Paín, 1992).
O fator ambiental é especialmente determinante no diagnóstico do problema de aprendizagem, na medida em que nos permite compreender sua coincidência com a ideologia e os valores vigentes no grupo. Por isso, cada caso deve ser avaliado particularmente, incluindo na avaliação o entorno familiar e escolar. Se os problemas de aprendizagem, estão presentes no ambiente escolar e ausentes nos outros lugares, o problema deve estar no ambiente de aprendizado. Às vezes, a própria escola, com todas as suas fontes de tensão e ansiedade, podem estar agravando ou causando as dificuldades na aprendizagem.
Quanto à estrutura familiar, nem todos os alunos pertencem a famílias, com recursos suficientes para uma vida digna. Normalmente, verificam-se situações diversas: os pais estão separados e o aluno vive com um deles; o aluno é órfão; o aluno vive num lar desunido; o aluno vive com algum parente; etc. Muitas vezes, essas situações trazem obstáculos à aprendizagem, não oferecem à criança um mínimo de recursos materiais, de carinho, compreensão, amor.

A escola e a crianças com dificuldades de aprendizagem
As crianças com dificuldades de aprendizagem não são crianças incapazes, apenas apresentam alguma dificuldade para aprender. São crianças que tem um nível de inteligência bom, não apresentam problemas de visão ou audição, são emocionalmente bem organizadas e fracassam na escola.

O número crianças com dificuldades de aprendizagem é cada vez maior. Nélida Gárcia Márquez propõe linhas básicas a respeito de como de como deveria ser o ambiente escolar para vivenciar seu processo de aprendizagem.
Maturidade afetiva com os alunos conhecendo a fundo suas possibilidades;
Conhecimento dos fatores individuais e ambientais presentes e passados que tenha favorecido ou perturbado;
Planejamento das experiências;
Relações freqüentes e cooperação com os pais;
Análise quantitativa e qualitativa;
Brincadeiras;
Alternância das atividades;
Entre outras.

As escolas precisam fornecer às pessoas com dificuldades de aprendizagem uma educação apropriada, incluindo bons sistemas escolares, bons profissionais que se dediquem ao diagnóstico cuidadoso e ao atendimento remediador de qualidade.
O ambiente escolar também exerce muita influência na aprendizagem, o tipo de sala de aula, a disposição das carteiras e a posição dos alunos, por exemplo, são aspectos importantes. Uma sala mal iluminada e sem ventilação, em que os alunos permanecem sempre sentados na mesma posição, cada um olhando as costas do que está na frente, certamente é um ambiente que pode favorecer a submissão, a passividade e a dependência, e não favorece o trabalho livre e criativo.
Outro aspecto a considerar, em relação ao ambiente escolar, refere-se ao material de trabalho colocado à disposição dos alunos.

O papel dos pais
Famílias de crianças co dificuldades de aprendizagem que tem apoido seus filhos diminui a os problemas emocionais.
È mencionado a presença de um grupo familiar com limites claros para o desenvolvimento da criança.
As famílias devem ser um verdadeiro apoio emocional para as crianças com dificuldades.
Diante deste estudo, entendemos ser necessário discutir que o problema da não aprendizagem como uma questão que interessa aos envolvidos no processo educativo, pelas conseqüências e pelas dos resultados que causam às crianças, aos pais, e aos professores. E assim sendo, execido
papel dos pais e da escola é de suma importância, pois cabe a esse profissional fazer uma leitura abrangente da sua escola no contexto social, político e econômico que a envolve. É de sua responsabilidade também.
Cabe a toda comunidade escolar a tarefa de ajudar na superação da dificuldade de aprendizagem.