sábado, 12 de outubro de 2013

Botando a mão na massa para solucionar a queima do lixo em Nova Olinda-PB



 




 

      Foi desta equipe que saiu a ideia de botar a mão na massa para solucionar a problemática da queima de lixo  e agora rumo a etapa estadual , é muito bom gratificante saber que nossa escola foi classificada ,se estamos felizes?Fica a ?





PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA-PB
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
E. M. DE ENSINO FUNDAMENTAL GENÉSIO PINTO RAMALHO

Botando a mão na massa para solucionar a queima do lixo em Nova Olinda-PB

1-INTRODUÇÃO
O presente documento prevê a implementação de um projeto que tem como tema o problema da queima do lixo. A principal linha de ação do projeto é acreditar que através de uma ação educativa eficaz e comprometida com o ambiente escolar que temos a necessidade de se enfatizar a importância da conscientização contínua sobre a forma de utilização do lixo da escola, envolvendo a participação cotidiana de toda a comunidade.
A preocupação com o problema ambiental do planeta Terra, começou a mudar diante de tantas catástrofes naturais que tem aumentado sistematicamente nos últimos anos, tanto em quantidade como em intensidade (inundações e cheias, furacões, secas, desertificação, aquecimento global da atmosfera, degelo, extinção de espécies animais e vegetais, etc.). Isso fortalece a busca de ações direcionada a encontrar soluções por meio da educação.
A verdade é que os fatos são preocupantes e apontam que além de medidas somadoras a serem tomadas pelas autoridades, comerciantes e sociedade como um todo, em relação do lixo local, faz-se necessário nossa participação enquanto educador, alertar os educandos sobre o lixo produzido por cada um diariamente e que pode causar ao planeta e a humanidade. Não se pode contribuir e assistir impassíveis a destruição ambiental em especial local sem nada se fazer. Essas informações precisam ser compreendidas por pessoas das mais diversas áreas de atuação para que para que possamos reverter a triste situação em que se encontra a vida no planeta.
Para tanto, serão realizadas atividades como palestras, debates, discursões, sobre temas relacionados à educação ambiental, como forma de informar alunos e pais, fazendo-os refletir sobre tal questão e, principalmente, leva-los a perceber o problema que o lixo trás a nossa sociedade.
Esse projeto servirá para o crescimento individual e coletivo da comunidade escolar e, certamente, contribuirá para melhorar integração do corpo docente e discente, respeito mutuo e de preservação e exploração do meio ambiente.
2- JUSTIFICATIVA
A construção desse projeto busca uma reflexão profunda sobre a educação ambiental: como a natureza se comporta e a vida que se processa. Estimulando os alunos para que se posicionem, fundamentados nos conhecimentos expostos, perante situações de descaso com o destino do lixo resultante de atividades proativas, buscando solucionar os problemas subsequentes e amenizar os danos causados pelo acúmulo de lixo nas dependências da escola e na comunidade local.
Diante de todo o exposto, vê-se a grande importância de se manter um trabalho efetivo a respeito do lixo, visando o bem-estar da população, bem como a abertura de novas fontes de renda, visto que, muita coisa do lixo pode ser aproveitada, melhorando o social e a saúde da comunidade como um todo.
3-Objetivos:
3.1-Objetivo Geral:
 Conscientizar as pessoas de que as queimadas, desmatamentos, materiais de difícil combustão prejudicam o meio ambiente, poluem o ar, matam os animais, as plantas e podem destruir o próprio homem.
3.2- Objetivos Específicos:
 Melhorar as condições ambientais para a população.
 Reconhecer a importância da redução, reutilização e reciclagem.
 Ter responsabilidade pela preservação do ambiente escolar;
 Implantação da coleta seletiva;
4- Procedimentos Metodológicos:
Elaborar esse projeto sobre lixo nos faz querer melhorar o nosso meio ambiente, além da conscientização do alunado bem como a sociedade. Com isso teremos condições de multiplicar esse conhecimento com apoio da secretárias Municipais, IBAMA, EMATER, O SENAR, Secretária Estadual do Meio Ambiente e poder executivo local e a equipe Genésio Pinto Ramalho.O projeto será desenvolvido nas ruas, escolas, comunidades e nos órgãos envolvidos a partir do dia 04 de outubro de 2013 por causa de São Francisco protetor dos animais e do ambiente.
Atividades teóricas e Atividades práticas ( ações):
 Realização de palestras para que as turmas sintam-se incentivadas ter cuidado de colocar o lixo no seu devido lugar distribuição de planfetos, divulgação em rádios , internet e carro de som.
 Integração de tarefas que serão incumbidas nas turmas, que com responsabilidade e compromisso mais tarde promoverão resultados satisfatórios.
 Levar o projeto ao conhecimento de todos através de depoimentos dos próprios alunos;
 Selecionar objetos que podem ser reciclado;
 Apoio das turmas responsáveis pelo projeto;
 Desempenho de todo corpo docente e discente da escola;
 Incentivar para que as tarefas sejam realizadas;
 Confecção de placas de acesso a escola falando sobre os cuidados que devemos ter com o lixo.
• Promoção de eventos educativos;