quinta-feira, 8 de março de 2012

Rotina da Aula Da Aceleração

Escola Municipal de Educação Básica Professora Laura de Sousa Oliveira



Turma: Aceleração
Turno :Manhã
Professora : Maria Vanderly Silvino



Acolhida
1. Entrega de lembrancinhas .








.
2.Dinâmicas dos sentimentos.
3.Musica : Qual é o seu nome eu quero saber ,eu me chamo vanderly e quem é você , me chamo .........com muito prazer de agora em diante amigos vamos ser .Roda3x pé 3x anda de mãos dadas quem amigo é 2x.

 4.Música fico assim sem você.
Avião sem asa,Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...
Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante .Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...
Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você Circo sem palhaço,Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...
Tô louco prá te ver chegar.Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço.Retomar o pedaço.Que falta no meu coração...
Eu não existo longe de você.E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,Mas o relógio tá de mal comigo
Por que? Por que?
Neném sem chupeta,Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você Carro sem estrada,Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...
Você...
Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim...
Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo...


 5.O garotinho chamado amor
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Em certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e, foi justamente neste dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando no colégio onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, para isso, basta saber dar um SORRISO.
Mas, ele continuava com os seus pensamentos a vagar, e a turma gritou bem forte:
AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procuravas?
Mas AMOR sabia que a PAZ não estava apenas em SORRISO.
Aí ele foi para a IGREJA e encontrou JESUS.
Agora ele sabia onde estava a verdadeira PAZ.
E novamente perguntaram a ele:
AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
AMOR respondeu com muita ALEGRIA. Sim encontrei a PAZ, pois ela está em JESUS e se JESUS está em cada um de nós, encontramos a PAZ.

6.Hino de Pedra Branca.
Autor ; Antônio Epaminondas de oliveira

Pedra Branca cidade bonita /
tal qual encanto do luar /
És dona de uma gente bendita /
que luta sem recuar /
A tua bela posição geográfica /
Desfaz a ira do algoz e/
E estimula nos intensamente /
Reforçando a nossa voz./
Por ti Pedra Branca ,nós morreremos/
Se acaso for necessário .
nós  te amamos e sempre te amaremos !
Es proeza da arquitetura /
De Adauto teu construtor ,
O qual por ti lutou de forma heroica
Com singileza e amor .

A solidez da pedra é o símbolo /
Da força unida e coragem ;
O branco traduz a paz entre todos
numa explicita mensagem.
Por ti Pedra Branca ,nós morreremos/
Se acaso for necessário .
nós  te amamos e sempre te amaremos !

Salve o trigésimo dia  de março /
Dia em deus te libertou ;
Foi assim que a tua glória brilhou;
Na unamidade e no abraço.

Sob o impulso da liberdade
Nós teus filhos com fervor
Cantamos livres da desigualdade /
Mostrando teu valor .
Por ti Pedra Branca ,nós morreremos/
Se acaso for necessário .
nós  te amamos e sempre te amaremos !



7. Música .
Toda criança tem que saber que não deve se esquecer .
Respeitar o coleguinha 2x eu e você e todos nós 2x
... segue não riscar as paredes ,não sujar a sala...
8.Música 
Seja bem vindo bem vindo bem vindo seja olê...
9.Brincadeira .
Carrossel azul que cor você quer seu picolé...

10.Música aos olhos do pai .
Aos olhos do Pai/ Você é uma obra-prima
Que Ele planejou/ Com suas proprias mãos pintou
A cor de sua pele/Os seus cabelos desenhou
Cada detalhe/Num toque de amor

Você é linda demais Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais/princesa linda demais
Perfeita aos olhos do Pai/Alguém igual a você não vi jamais

Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!

Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!

Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais
princesa...
Aos olhos do Pai




 11.Entrega de chocolates .’’ Dia da mulher .

12.Oração da família
 Correção do para casa: -
 Na lousa
Individual
Em grupo

Ideem


Curtindo as leituras:


1. Leitura o Passarinho Rafa com Antecipação
2.Leitura o porquinho feio;
Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes.   Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar. 
            Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado. “
             “Ele é muito crescido para a sua idade”, pensava mamãe pata.
               “Será que ele é um filhote de peru como todos dizem?  “Mamãe pata levou seus filhotes para a aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos.“ Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!”, pensou sua mãe.
                  No dia seguinte, chegou a hora de grasnar. Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou. Mas, quando chegou a vez do patinho cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se ÓINC!
            ―Ele não é um pato! –gritaram todos. ―Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio! E, assim dizendo, enxotaram o porquinho dali. Cansado, faminto e abandonado, o porquinho feio vagou durante vários dias em busca de um novo lar. Mas nem o passarinho lhe dava atenção.
                   Suma daqui, seu porquinho feio! – gritavam, assim que o viam. Um dia, o porquinho feio chegou a uma fazenda, e viu alguns porcos. Aproximando deles falou:― Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?― Um porquinho feio?! – eles exclamaram. 
           ―Você é o porco mais lindo que já vimos! E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre.(Sugald Steer – São Paulo:Brinque-Book,1999)

Interpretação do texto
1 – Quem são os personagens da história?

2 – Qual foi a primeira lição que a mamãe pata ensinou a seus filhotes?

3 – Quando foi que a mamãe pata descobriu que o porquinho não era um pato? Por quê?

4 – O que a mamãe e os patinhos fizeram com o porquinho depois da descoberta? Assinale a resposta correta:
( ) Ensinaram o porquinho a ser como um pato.
( ) Mandaram o porquinho embora.

5 – Quanto tempo o porquinho vagou à procura de um novo lar?

6 – Em que momento da história o porquinho conseguiu ser feliz?

7 – A história conta que nem um passarinho quis lhe dar atenção. Copie da história o que o passarinho disse a ele.




Beijão da Tia Vanderly

3.Feita pela aluna do livro que levou para casa.
4.Livro Diga Paz
Letra da Música Fico assim sem você
5.Pela aluna
6.O rato e a ratoeira
Programa Aceleração da aprendizagem
Aluno(a)______________________________________________________________O Rato e a Ratoeira

Numa planície da Ática, perto de Atenas, morava um fazendeiro com sua mulher; ele tinha vários tipos de cultivares, assim como: oliva, grão de bico, lentilha, vinha, cevada e trigo. Ele armazenava tudo num paiol dentro de casa, quando notou que seus cereais e leguminosas, estavam sendo devoradas pelo rato. O velho fazendeiro foi a Atenas vender partes de suas cultivares e aproveitou para comprar uma ratoeira. Quando chegou em casa, adivinha quem estava espreitando?

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.

Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.

Correu para a esplanada da fazenda advertindo a todos:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!

A galinha disse:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !

- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:

- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.

No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro chamou imediatamente o médico, que avaliou a situação da esposa e disse: sua mulher está com muita febre e corre perigo.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.

Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Moral:
“Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.”
Beijão Tia Vanderly.

7.Gravura  Respeito 

8.Visita ao circo  e recontar .

9.Leitura da letra do hino de Pedra Branca
10Histórico do dia da mulher
Desenvolvimento das Atividades:

Palavras com ‘’ss’’,

Aceleração da Aprendizagem 
Professora :Vanderly 
Data ---------/----------/---------

 Dúzia e meia dúzia Palavras  com Qu




 Plavras com Qu 


dezenas .
Palavras com dr
Números pares e impares
S com som de z
Adição com material dourado

Problemas de adição
Subtração
Acróstico Dia da mulher
Leitura de palavras com F ,B Lh ,Nh
Aplicação da provinha.


A origem de Pedra Branca
Texto Mariana de de Bartolomeu Campos
Revisão do dia: Perguntas  .
frases
Para casa:
 Histórias em quadrinhos
Recorte e colagem de palavras com qu
Transcrição
Contas De adição
Formação de palavras .
Recorte e colagem de gravuras
Retirar Palavras no texto  lido
Auto ditado