segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MINHAS ATIVIDADES

Avaliação de Língua Portuguesa
Escola:................................................................................................................................

............................................................................................................................................

Aluno (a)..............................................................................................................Nº..........


 Série / Ano ......... Data......../......./........       Professora..........................................

1.    Retire do texto os pronomes e escreva no lugar certo.

Aramis interrompeu-o.
Eu mesmo não posso afirmar que o aprecio muito.
Considero-o de fato o meu Rei.
O Rei, influenciado por Colbert, aguardava uma oportunidade para prendê-lo.
Ele segurou o estribo para que o Rei apeasse.
Sinto-me apenas com sono.
Pareceu-me que o Rei o tratou com alguma frieza.
De repente, voltou-se para o amigo:
- Ocorreu-me uma idéia hoje à noite.
Bem que o alertei sobre isso. Somos verdadeiros amigos, jamais o enganaria.
Assim que ele saiu, os outros se apressaram.
Reconheceu-o, então?
Mesmo antes de chamá-lo pelo nome.
Ele é o capitão dos mosqueteiros.
Observe com atenção todo o ritual que ele faz antes de ir dormir.
É necessário ter provas - disse o Rei. - Já as tenho, Majestade.
O Rei começou a ler o que julgava ser uma carta a ele destinada.
Você, então, me ordenou que o soltasse...
(excertos do livro O máscara de ferro de Alexandre Dumas. A Emboscada

Caso reto


Caso oblíquo


2.Qual o pronome de tratamento usada no texto e quem é destinado?

2.    Reescreva as frases completando com uma das palavras entre parênteses.
a)   Levante menino dê o ..................... aos mais velhos.

Coloque o................na palavra ( assento /acento)

b)    Quando for dirigir coloque o.............
Estou triste............muito pela morte de seu pai (cinto/sinto)

c)   O caderno tem o...........................de um palmo.
d)A professora entra na sala e dá o................................os alunos.(comprimento /cumprimento).
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
BEIJÂO DE QUEM TE AMA
VANDERLY



 Entrevista dia do profesor
1. Qual seu nome?
2. Quantos anos de Magistério voce tem?
3.Qual o maior desafio enfrentado na sua profissão nos dias de hoje?
4.O que precisa melhorar no sistema educacinal?
5. Seu trabalho é reconhecido?