segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PROFESSORES DE PEDRA BRANCA PB SÃO CAPACITADO NO PROJETO MENINA ABUSADA




A CAPACITAÇÃO ACONTECEU NESTE DIA 12 DE SETEMBRO DE 2011 NA COMARCA DE ITAPORANGA JUNTAMENTE COM TODOS OS MUNICIPIOS DA CITADA COMARCA.
O OBJETIVO DO PROJETO É :
Capacitação do Programa de Enfrentamento à Exploração e ao Abuso Sexual Infanto Juvenil promovida pelo Ministério Público do Estado da Paraíba. O projeto “Menina Abusada”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba. A capacitação aconteceu neste manhã com abertura do Dr. Eduardo Freitas promotor de justiça da comarca local, que contou o caso de Severina caso este que emocionou todos os presentes .
Acusada de ser mandante da morte do pai, a dona de casa Severina Maria da Silva, 44 anos, será julgada hoje no Recife. O crime, ocorrido em novembro de 2005, em Caruaru, Agreste do estado, seria o desfecho de uma história familiar trágica. A dona de casa justifica o crime dizendo ter sido estuprada pelo pai, Severino Pedro de Andrade, aos 9 anos. E que depois do estupro Severino continuou abusando sexualmente dela por mais de duas décadas. Por causa disso, teve 12 filhos. Cinco deles estão vivos, sendo dois portadores de deficiência mental.

O estopim para o crime, segundo ela, seriam os sinais de que Severino pretendia estuprar uma das filhas-netas. Com a suspeita, a acusada contratou dois homens para matar o pai. Pelo crime, a dona de casa pagaria R$ 800. O pai de Severina foi assassinado a golpes de faca dentro da própria casa, na Vila do Rafael. Na época, o crime chocou os moradores de Caruaru, mas com o tempo muitos que criticaram a ação de Severina passaram a vê-la como vítima. O caso seria julgado em Caruaru, mas o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) levantou suspeita acerca da imparcialidade do Conselho de Sentença (jurados).










. Em seguida o Dr. Alley Escorel fez seu pronucionamente a respeito do tema chamando atenção dos professores para vestir a camiseta do projeto no combate a exploração sexual.


Nesta sequência foi a presentada a peça teatral menina abusada.
Projeto de combate à exploração e abuso sexual de crianças e de adolescentes, através da peça teatral "Menina Abusada" - de autoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco - e da planfetagem e orientação sobre o disque-100. A peça, estilo teatro de rua, com atores voluntários (conselheiros tutelares, professores e estudantes), foi exibida na zona rural, feiras e escolas da cidade de Sapé e, posteriormente, estendida a outras cidades do Estado da Paraíba, estimulando a multiplicação da idéia, através da criação de outros grupos teatrais em cada localidade para a divulgação da mensagem: denúncia por parte da população dos casos de prostituição infantil e abuso sexual contra crianças e adolescentes, mediante a utilização do disque-100 ou contato direto com a promotoria ou conselho tutelar.


sendo encenado de forma comovente a menina que tem sua infância roubado ,além da fala da psicicologa para os professores presentes o que relamente ficou de metodologia foi o pronuciamente da professora psicopedagoga Juliana que apresentou estrátegia e materias para o professor trabalhar este tema em sala de aula e na oportunidade trabalhou a música olhe nos meu olhos que convido o leitor a refletir:


OLHE NOS MEUS OLHOS
O QUE FOI QUE EUTI FIZ
PRA VOCÊ ME TRANSFORMAR
NUM SER TÃO INFELIZ
OLHE NOS MEUS OLHOS
QUAL FOI O POR QUE
DE VOCE ME ARREBENTAR
MINHA ALEGRIA DE VIVER .
O QUE FOI QUE VOCÊ FEZ COMIGO NÃO SE FAZ
EU FUI UM BRINQUEDO EM SUAS MÃOS
APROVEITOU SE DA MINHA INOCENCIA
E ME LARGOU SOSINHO NA ESCURIDÃO.
VECÊ ME DEIXOIU PERDIDA
JOGOU FORA MINHA INFÂNCIA
como pode algém abusar assim de uma criança
você destruiu meus sonhos
marcou pra sempre minha vida
estou tentando encontrar uma saída
mas não vim te destratar
nem tão pouco te dá meu perdão
tudo que eu quero é é que você
olhe nos meus olhos.